Todas as três principais escolhas do draft foram usadas para selecionar quarterbacks, com o Washington Commanders escolhendo Jayden Daniels de LSU e o New England Patriots optando pelo passador de North Carolina, Drake Maye.
A escolha de Williams pelos Bears era amplamente esperada, com o vencedor do Heisman Trophhy de 2022 visto como a resposta ao problema de longa data da franquia na posição. No mês passado, os Bears trocaram seu quarterback Justin Fields, escolhido na primeira rodada em 2021, para o Pittsburgh Steelers.
Williams começou sua carreira universitária em Oklahoma antes de mudar para a USC e em 37 jogos, com 33 partidas, ele lançou para 9.782 jardas e 93 passes para touchdown com 27 touchdowns corridos adicionais.
“Foi preciso muito sacrifício, amor e cuidado para vencer o jogo de futebol e para meus companheiros de equipe, meus treinadores e minha família”, disse Williams, quando questionado sobre como ele se tornou a principal escolha do draft.
A grande surpresa do draft foi o Atlanta Falcons, que surpreendentemente optou por Michael Penix Jr, de Washington, com a oitava escolha, apesar de recentemente ter contratado Kirk Cousins. Para substituir Cousins, o Minnesota Vikings subiu uma posição no draft para levar o quarterback do Michigan, J.J. McCarthy com a 10ª escolha.
Houve especulações de que o New York Giants poderia tentar um quarterback com sua sexta escolha, mas eles optaram por um wide receiver e escolheram Malik Nabers de LSU. O Los Angeles Chargers escolheram Joe Alt, um tackle ofensivo de Notre Dame e o Tennessee Titans também contratou um jogador para essa função, convocando JC Latham do Alabama.