Botafogo encaminha acerto com técnico Artur Jorge, do Braga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo fecha contratação do técnico português Artur Jorge, do Braga

Atualizada
Artur Jorge está em sua segunda temporada no comando do Braga
Artur Jorge está em sua segunda temporada no comando do BragaLUSA
O novo técnico do Botafogo será Artur Jorge, do Braga. Os clubes chegaram a um acordo nesta sexta-feira (29). O português de 52 anos era o favorito de John Textor, dono da SAF alvinegra. As informações são do ge.

Outras duas opções estavam no páreo: o espanhol Quique Setién, sem clube, e o português Pedro Martins, do Al-Gharafa, do Catar. Após reuniões com todos os alvos, porém, Textor escolheu Artur Jorge.

O treinador do Braga tem contrato até junho de 2025 e multa rescisória de 10 milhões de euros (R$ 54,2 milhões), mas o Botafogo não pagará esse valor, pois a saída de Artur Jorge já estava acertada para o fim da temporada. Os clubes ainda negociam as cifras para uma taxa de compensação.

Artur Jorge está no Braga desde julho de 2022
Artur Jorge está no Braga desde julho de 2022Divulgação/SC Braga

Artur Jorge ainda comandará o Braga na próxima partida, contra o Portimonense, na segunda-feira (1º). Depois, viajará ao Brasil para oficializar a transferência.

O Botafogo está sem técnico há mais de um mês, desde a demissão de Tiago Nunes, em 22 de fevereiro. A equipe segue invicta sob o comando do auxiliar Fábio Matias, com sete vitórias e um empate.

O interino continuará no cargo para os dois próximos jogos do Alvinegro. A equipe faz a volta da final da Taça Rio no domingo (31), contra o Boavista, e estreia na Libertadores na quarta-feira, diante do Junior Barranquilla.

Fábio Matias tem sete vitórias e um empate no comando do Botafogo
Fábio Matias tem sete vitórias e um empate no comando do BotafogoVítor Silva/Botafogo

Conheça Artur Jorge

Artur Jorge está em sua segunda temporada no comando do Braga. Em 2022/23, o técnico conduziu a equipe ao 3º lugar da Liga Portugal, com vaga na Liga dos Campeões. Os Guerreiros do Minho terminaram na 3ª colocação do grupo na Champions, atrás de Real Madrid e Napoli, e caíram na fase de playoffs da Liga Europa, para o Qarabag.

Artur passou pelo próprio Braga no início da carreira, entre 2010 e 2013, mas comandou o sub-19 e o time B. Após trabalhos no Tirsense e no Limianos, das divisões inferiores de Portugal, o treinador voltou ao Braga em 2017. Ele subiu degrau a degrau nas categorias de base até assumir a equipe principal, em 2022.