Top 7 fatos interessantes sobre a chave feminina do Australian Open

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Top 7 fatos interessantes sobre a chave feminina do Australian Open

Sabalenka venceu Rybakina na final em 2023
Sabalenka venceu Rybakina na final em 2023Profimedia
O início da 56ª edição do Aberto da Austrália está cada vez mais próximo e, antes do grande evento, que começa neste domingo (14), temos 10 das melhores estatísticas da chave feminina para você entrar no clima.

O domínio de Serena Williams

O 23º e último título de Grand Slam de Serena Williams veio em Melbourne em 2017
O 23º e último título de Grand Slam de Serena Williams veio em Melbourne em 2017Profimedia

Nenhuma mulher ganhou mais títulos do Aberto da Austrália do que Serena Williams (sete), e somente Martina Navratilova em Wimbledon tem mais títulos em um torneio individual feminino do Grand Slam (nove).

O domínio de Williams em Melbourne é ainda mais evidenciado pelo fato de que ela tem o maior número de vitórias de simples femininas no sorteio principal (92), 35 a mais do que Maria Sharapova em segundo lugar (57).

Quarteto

O troféu de simples feminino no Aberto da Austrália foi levantado por quatro jogadoras diferentes nas últimas quatro temporadas (Sofia Kenin em 2020, Naomi Osaka em 2021, Ashleigh Barty em 2022 e Aryna Sabalenka em 2023). Somente uma vez na Era Aberta houve vencedoras diferentes por cinco ou mais anos: entre 1977 e 1981 (Kerry Reid, Evonne Goolagong, Chris Oneil, Barbara Jordan, Hana Mandlikova e Navratilova).

Swiatek vai se juntar à ilustres companhias?

Iga Swiatek pode se tornar a sexta jogadora da Era Aberta a conquistar seu quinto título de Grand Slam individual feminino antes de completar 23 anos, depois de Monica Seles, Martina Hingis, Steffi Graf, Serena Williams e Chris Evert.

Repetição

Se Sabalenka mantiver sua coroa, ela se tornará a segunda jogadora da Era Aberta a ganhar seus dois primeiros títulos de Grand Slam de simples feminino no Aberto da Austrália, depois de Victoria Azarenka.

A bielorrussa claramente adora jogar em Melbourne. Ela foi a jogadora que mais venceu em um torneio do WTA Tour em 2023.

Sonho de adolescente

Coco Gauff pode ser a primeira adolescente a chegar à final de simples feminino no Aberto da Austrália desde Sharapova em 2007 e, se acabar vencendo, a primeira a conquistar o título desde Martina Hingis em 1999.

Ela também está tentando se tornar a primeira jogadora desde Osaka (US Open 2018 - Australian Open 2019) a ganhar dois títulos consecutivos de Grand Slam de simples feminino, e a primeira a fazer isso como adolescente desde Hingis (US Open 1997 - Australian Open 1998).

Gauff ganhou seu primeiro título de Grand Slam no US Open
Gauff ganhou seu primeiro título de Grand Slam no US OpenProfimedia

Imbatíveis

Osaka e Swiatek são as únicas jogadoras da Era Aberta a chegar a quatro ou mais finais de Grand Slam de simples sem nunca perder, incluindo homens (4/4 cada).

Rainha do saque

Elena Rybakina fez 53 aces no Aberto da Austrália em 2023. Somente ela mesma em Miami (69) teve mais em um único torneio na última temporada.

Rybakina é a maior sacadora da turnê
Rybakina é a maior sacadora da turnêProfimedia