Tudo o que você precisa saber sobre a nova temporada do NBB

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre a nova temporada do NBB

Franca conquistou título inédito na última temporada ao superar o Flamengo
Franca conquistou título inédito na última temporada ao superar o FlamengoLiga Nacional de Basquete / Divulgação
Começa neste sábado (15) a 15ª temporada do Novo Basquete Brasil, o NBB. Para esta temporada, a Liga apresenta uma nova logomarca. O famoso gancho de Alex 'O Brabo' foi eternizado na imagem que simboliza a competição. Serão 17 equipes em busca do título, que na última temporada ficou com Franca, o primeiro título de NBB da equipe do interior paulista. A novidade fica por conta da volta do São José e a saída de Mogi.

A rodada inaugural 

O jogo de abertura do Novo Basquete Brasil acontecerá em Belo Horizonte. O 123 Minas vai enfrentar o Flamengo, às 18h15 (de Brasília), no sábado (15), na Arena UniBH, com transmissão da TV Cultura, ESPN e SporTV. As duas equipes são candidatas ao título. Os mineiros são os atuais campeões da Copa Super 8, enquanto os cariocas são os vice-campeões do NBB. 

Outros três jogos acontecem no sábado (15), com destaque para o Corinthians enfrentando o São José, de volta ao NBB, no ginásio Wlamir Marques. Campeão nacional, o Franca inicia sua jornada na nova temporada do NBB na terça-feira (18), quando joga em casa contra o Paulistano, às 20h. 

Confira a tabela de jogos do NBB 2022/2023

Os 17 participantes do Novo Basquete Brasil 2022/2023

123 Minas (MG)

Bauru Basket (SP) 

BRB/Brasília (DF)

Caxias do Sul Basquete (RS)

Cerrado Basquete (DF)

Corinthians (SP)

Flamengo (RJ)

Fortaleza Basquete Cearense (CE)

SESI Franca (SP)

 Luvix/União Corinthians (RS)

 São José Basketball (SP)

 Pato Basquete (PR)

 Paulistano (SP)

 Pinheiros (SP)

 Rio Claro Basquete (SP)

 São Paulo (SP)

 Unifacisa (PB)

Regulamento 

A fase de classificação será realizada em dois turnos, classificando os 12 primeiros colocados para os playoffs. Vale lembrar que as equipes classificadas de primeiro a quarto já garantem vaga automática nas quartas de final. Do quinto ao 12º lugar disputarão as oitavas de final.

A Copa Super 8 terá sua quarta edição em janeiro de 2023. O torneio, que consiste em uma emocionante disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente: a Champions League Américas, da FIBA.

Olho no campeão

Campeão do NBB pela primeira vez, o Franca entra como um dos principais postulantes ao título do torneio nacional. A equipe conquistou recentemente seu 15º título paulista, se isolando como o maior campeão do torneio estadual e deixando para trás o Corinthians, com 14 conquistas. A equipe conta com um grande elenco formado pelo norte-americano David Jackson, além nomes como Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho. 

O retorno de Didi

Sem conseguir emplacar na NBA, sendo dispensado pelo Portland no começo da offseason, o ala Didi Louzada, de apenas 22 anos, está de volta ao basquete brasileiro para defender justamente o Franca, atual campeão brasileiro. Mais experiente, ele acumula uma passagem ainda pelo basquetebol australiano, onde defendeu o Sydney Kings. Ele foi ainda campeão da Summer League, em julho. Pelo Franca, o capixaba foi campeão sul-americano, em 2019, campeão paulista, em 2018, e vice-campeão do NBB, em 2019. 

Fla quer voltar ao topo com MVPs

Depois do vice-campeonato da temporada passada, o Flamengo foi ao mercado e se reforçou com a chegada de dois jogadores mais valiosos. Um deles veio do Minas, o 'Batman' Gui Deodato, eleito MVP da última Copa Super 8. A outra grande contratação do Mengão é o argentino Martin Cuello, eleito o jogador mais valioso das finais da Liga Argentina de 2021. A equipe comandada pelo técnico Gustavo de Conti conta ainda a experiência de Olivinha. 

Minas aposta na sequência

Atual campeão da Copa Super 8, o 123 Minas aposta na manutenção de boa parte do elenco da última temporada para chegar, quem sabe, ao título nacional desta vez. O clube mineiro conseguiu manter o norte-americano Shaq Johnson, eleito o melhor estrangeiro do último NBB, além de Alexey e Renan Lenz. O clube anunciou o retorno de um velho conhecido da torcida mineira, o pivô Wesley Castro, formado pelo Minas e que obteve uma temporada de destaque pelo Mogi. Mas está no banco de reservas uma das grandes forças do time, a sequência do técnico Léo Costa, um brilhante estrategista e um comandante de grande capacidade.

Experiência tricolor

Vice-campeão da Copa Super 8, o São Paulo tem alguns dos jogadores mais experientes do basquete nacional, como é o caso de Marquinhos. O clube ainda optou pela renovação do norte-americano naturalizado brasileiro Shamell, que aos 41 anos jogará mais uma temporada na elite do país. O armador Henrique Coelho, de 29 anos, é outro que permanece no Tricolor. A equipe ainda conta com nomes como Ansaloni, Elinho e também Tyrone. 

Olho no Bauru e outros destaques

Considerado um dos clubes de maior tradição no basquete nacional, o Bauru, comandado pelo técnico Guerrinha, conta com os veteranos Alex 'Brabo' Garcia e também Larry Taylor. Mais um dos investimentos do clube é o ala/pivô Anderson Rodrigues, indicado ao prêmio de maior evolução da última temporada do NBB.

O armador argentino Corvalán não conseguiu emplacar no 123 Minas e agora vai defender as cores da Unifacisa na nova temporada do NBB. Já no Pinheiros, o time resolveu seguir contando com a experiência do ala/pivô Jefferson, de 39 anos, e vai apostar no talento de jovens atletas, como o ala/pivô Yan Djalo, de 20 anos, e Eugeniusz, armador de 23 anos que esteve na última temporada defendendo as cores do Basquete Cearense. A equipe paulista ainda conta com nomes como Dikembe e Maicon Douglas.

No Corinthians, destaque para as contratações dos jovens talentos Gabi Campos e Mãozinha, além das chegadas dos alas Cauê Borges e Isaac, o ala/pivô Queirós e o pivô Maique, reforçando bastante o alvinegro para ir longe no torneio nacional.  

Onde assistir

A nova temporada do NBB será transmitida na ESPN, na plataforma Star+, nos canais SporTV, marcando o retorno da competição à TV Globo, na TV Cultura e também nos canais oficiais da Liga no Facebook e YouTube.