Verstappen conquista o GP de Abu Dhabi de F1 e encerra 2023 com 19 vitórias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Verstappen conquista o GP de Abu Dhabi de F1 e encerra 2023 com 19 vitórias

Verstappen dominou completamente a temporada 2023 da Fórmula 1
Verstappen dominou completamente a temporada 2023 da Fórmula 1Profimedia
O tricampeão mundial Max Verstappen encerrou um ano de domínio sem precedentes com sua 19ª vitória em 22 corridas no Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1, neste domingo (26). A marca de vitórias é o recorde histórico da categoria em uma só temporada.

A vitória de ponta a ponta, pelo quarto ano consecutivo em Yas Marina, deixou o piloto de 26 anos sozinho em terceiro lugar na lista de vencedores de todos os tempos da Fórmula 1, com 54 triunfos na carreira. Apenas os heptacampeões Lewis Hamilton (103) e Michael Schumacher (91) venceram mais.

Sergio Pérez terminou em segundo na pista pela Red Bull, mas uma penalidade de cinco segundos após a corrida tirou o mexicano do pódio, atrás de Charles Leclerc, da Ferrari, e George Russell, da Mercedes.

A Mercedes encerrou sua primeira temporada sem vitórias desde 2011 como a melhor das demais, atrás da campeã Red Bull, que marcou impressionantes 860 pontos, contra 409 da Mercedes e 406 da Ferrari.

A McLaren garantiu o quarto lugar geral, 22 pontos à frente da Aston Martin, com Lando Norris em quinto e o companheiro de equipe estreante australiano Oscar Piastri em sexto.

A classificação final do Mundial de Construtores da F1
A classificação final do Mundial de Construtores da F1Divulgação/Fórmula 1

“Foi uma temporada incrível”, disse Verstappen, que também se tornou o primeiro piloto a liderar 1.000 voltas em um único campeonato e marcou um recorde de 575 pontos. “Foi um pouco emocionante na volta, foi a última vez que estive sentado no carro, o que, claro, me deu muito”, disse ele. "Será difícil fazer algo semelhante novamente, mas definitivamente gostamos deste ano."

Classificação final do Mundial de Pilotos 2023
Classificação final do Mundial de Pilotos 2023Divulgação/Fórmula 1

Fernando Alonso, da Aston Martin, terminou em sétimo, vencendo uma batalha acirrada com Leclerc, Norris e Carlos Sainz, da Ferrari, pelo quarto lugar geral no campeonato, com Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, em oitavo. Hamilton terminou em nono e o canadense Lance Stroll conquistou o ponto final para a Aston Martin.