Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Charles Leclerc, da Ferrari, conquista pole position do GP da Bélgica

Charles Leclerc se aproveitou de punição do campeão Verstappen
Charles Leclerc se aproveitou de punição do campeão VerstappenAFP
Charles Leclerc, da Ferrari, fez a pole position no Grande Prêmio da Bélgica, neste sábado (27), onde o campeão de Fórmula 1 da Red Bull, Max Verstappen, fez o tempo mais rápido em condições de pista molhada, mas recebeu uma penalidade de 10 posições no grid por ter usado um quinto motor.

O líder do campeonato de pilotos e tricampeão mundial, Verstappen, largará em 11º lugar no grid no domingo, depois que a Red Bull decidiu aplicar a penalidade em Spa, que pode ser uma pista mais fácil para ultrapassagens, enquanto ele busca a quarta vitória consecutiva na Bélgica.

Sergio Pérez, da Red Bull, sob pressão ultimamente após uma série de desempenhos ruins, estará ao lado de Leclerc na primeira fila, com Lewis Hamilton, da Mercedes, em terceiro no grid, e Lando Norris, da McLaren, compondo a segunda fila.

“Definitivamente, eu não esperava que este fim de semana, com as condições complicadas, fizesse algo acima de nossas expectativas”, disse Leclerc.

“Precisamos nos concentrar no dia de amanhã e no que acontecerá quando a chuva acabar. Sem a chuva, a P5 era a posição pela qual estávamos lutando com a Mercedes. A chuva nos ajudou, mas não vou me queixar.”

Norris está em segundo lugar no campeonato, 76 pontos atrás de Verstappen, e verá isso como outra grande chance de diminuir a diferença, especialmente nas condições mais secas esperadas.

Acabou sendo uma repetição da classificação do ano passado em Spa, onde Verstappen também foi o mais rápido, mas caiu para sexto no grid com outra penalidade, e Leclerc aproveitou para conquistar a pole position.

Desta vez, Verstappen marcou o tempo de um 1min53s159 segundos, que ninguém conseguiu superar, mas Leclerc, 0,595 segundo mais lento, será o homem na frente do grid.

Oscar Piastri, da McLaren, que venceu seu primeiro Grande Prêmio de F1 no último fim de semana na Hungria, começa em quinto, com George Russell em sexto na Mercedes.

O companheiro de equipe de Leclerc na Ferrari, Carlos Sainz, largará em sétimo no grid e Fernando Alonso, da Aston Martin, em oitavo, com Esteban Ocon, da Alpine, em nono, e Alexander Albon, da Williams, em 10º.

Sem chuva

A chuva fez com que o treino final anterior fosse mais ou menos um fracasso, com pouca condução e Lance Stroll, da Aston Martin, batendo logo no início, mas a classificação começou em condições um pouco melhores.

A equipe de Stroll tinha muito trabalho a fazer antes da classificação, depois de ter sido forçada a mudar tudo, exceto a célula de sobrevivência, e ele não conseguiu chegar à fase final da classificação.

Verstappen venceu aqui em 2022, partindo do 14º lugar no grid, e no ano passado, do sexto lugar, mas depois da impressionante forma da McLaren no último fim de semana, com a dobradinha na Hungria, e com Leclerc na pole, o líder do campeonato tem uma verdadeira batalha em suas mãos.

Leclerc teve apenas uma outra pole position nesta temporada, em Mônaco, mas isso também lhe deu sua única vitória neste período, e Verstappen corre o risco real de não conseguir vencer pelo quarto GP consecutivo, algo que não acontece desde 2020.

“Foi uma boa classificação, felizmente o tempo estava bom, choveu um pouco, mas ainda assim conseguimos fazer uma boa classificação”, disse Verstappen.

“Amanhã é um dia diferente, mais quente, sem chuva. O que importa é a degradação dos pneus. Não sei o quão rápido seremos, mas espero que possamos estar no meio.”