Pugilistas cubanos residentes na ilha entram pela 1ª vez no ranking do CMB

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pugilistas cubanos residentes na ilha entram pela 1ª vez no ranking do CMB

La Cruz aparece na 20ª posição na categoria cruzador
La Cruz aparece na 20ª posição na categoria cruzadorProfimedia
Os bicampeões olímpicos Julio César La Cruz e Arlen López se tornaram os primeiros pugilistas de Cuba, residentes na ilha, a entrarem no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB), informou nesta quarta-feira a Federação Cubana de Boxe (FCB).

A inclusão de La Cruz e López no ranking do CMB, com sede no México e uma das quatro grandes organizações do boxe profissional, é "um passo importante no propósito de concretizar pleitos de maior alcance na atual temporada", disse o presidente da FCB, Alberto Puig.

Puig, citado pelo portal Jit, do Instituto Cubano de Esportes (Inder), considerou a notícia "um reconhecimento da qualidade do boxe cubano", que soma 80 títulos mundiais e 41 olímpicos.

O dirigente adiantou que outros pugilistas consagrados do país, como Roniel Iglesias, Yoenlis Hernández e Lázaro Álvarez, podem em breve figurar no ranking do CMB.

La Cruz e López, campeões olímpicos nos Jogos do Rio-2016 e Tóquio-2020, são os primeiros boxeadores residentes na ilha de Cuba a entrarem no ranking atualizado do Conselho, onde aparecem outros atletas de origem cubana que emigraram para realizar o sonho de lutar nas grandes arenas, entre eles Yordenis Ugás, Frank Sánchez e Luis "King Kong" Ortiz.

La Cruz, de 33 anos e capitão da equipe Domadores de Cuba, aparece na 20ª posição na categoria cruzador, cujo campeão é o congolês Ilunga Makabu. Por sua vez, López, de 29 anos, é o 27º na lista dos meio-pesados, liderada pelo russo-canadense Artur Beterbiev.

"Agora temos a oportunidade de discutir e obter títulos mundiais profissionais em Cuba", disse La Cruz em declarações a uma rádio local.

Cuba retornou ao boxe profissional em maio do ano passado depois de seis décadas e, em sua primeira temporada nos circuitos profissionais, somou 15 vitórias e uma derrota. O CMB tem entre seus atuais campeões astros do quilate do mexicano Canelo Álvarez, o americano Errol Spence e o britânico Tyson Fury.