CBB retira chancela da LNB, e NBB perde status de campeonato nacional

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CBB retira chancela da LNB, e NBB perde status de campeonato nacional

Franca comemora título da última edição do NBB
Franca comemora título da última edição do NBBMarcos Limonti/Sesi-Franca
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) retirou, nesta quinta-feira (29), a chancela da Liga Nacional de Basquete (LNB) para organizar o campeonato nacional da modalidade. Por consequência, o Novo Basquete Brasil (NBB) não terá mais o reconhecimento da CBB e da FIBA.

"Informamos que não são mais competições oficiais do Sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como o NBB e a LDB", comunicou a entidade em nota assinada por Guy Rodrigues Peixoto Junior, presidente da CBB.

O NBB é organizado desde 2009 por uma liga dos clubes participantes e tem o status de principal campeonato nacional. A LNB foi fundada diante de uma crise profunda da CBB, que não conseguia organizar a competição e, inclusive, não foi capaz de terminar o torneio em 2006.

Jogo 5 da Final do NBB 2022/23 em Franca-SP
Jogo 5 da Final do NBB 2022/23 em Franca-SPMarcos Limonti/Sesi-Franca

O principal ponto de embate entre as duas entidades e que motivou o rompimento foi uma crise envolvendo vagas em torneios internacionais. A CBB conseguiu com a FIBA Américas uma vaga a mais para o Brasil na Liga Sul-Americana (segundo torneio em status na América do Sul); a Champions League das Américas é a principal.

Para a vaga extra, a Confederação decidiu indicar o campeão da segunda divisão nacional, competição organizada por ela. A LNB reagiu à época dizendo que isso feria o acordo entre as partes, no qual o NBB é o único que pode indicar representantes para os torneios internacionais.