Chelsea é o clube que mais gastou no mercado da bola; Fla lidera ranking das Américas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chelsea é o clube que mais gastou no mercado da bola; Fla lidera ranking das Américas

Todd Boehly, dono do Chelsea
Todd Boehly, dono do ChelseaProfimedia
O Chelsea foi o único clube de futebol no planeta a movimentar mais de 2 bilhões de euros com transações de jogadores nas últimas cinco temporadas, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Observatório do Futebol do instituto suíço CIES.

O clube inglês movimentou 2,5 bilhões de euros, seguido pelo Manchester City (€ 1,7 bi) e pelo Paris St-Germain (€ 1,4 bi).

No total, 14 equipes de sete países movimentaram mais de um bilhão de euros em cinco temporadas. Dentre os 169 clubes que gastaram ou arrecadaram mais de 100 milhões de euros no período, 30 deles são da Inglaterra.

O Chelsea é também o clube que mais teve prejuízo financeiro no mercado da bola nos últimos cinco anos. Os Blues ficaram 782 milhões de euros no vermelho no período.

Na última década, o time com maior déficit foi o Manchester United: os Red Devils ficaram 1,3 bilhão de euros no vermelho.

O Benfica, por outro lado, foi a equipe que mais arrecadou: 732 bilhões de euros de receitas na última década e 354 milhões nos últimos cinco anos.

Na atual temporada do mercado da bola (contabilizando transferências do meio de 2023 e início de 2024), o Al-Hilal é o time com balanço mais negativo: -384 milhões de euros.

A equipe com maior superávit atualmente é o Southampton: 167 milhões de euros no azul.

O Al-Hilal de Neymar é o time com maior déficit no último ano
O Al-Hilal de Neymar é o time com maior déficit no último anoAl-Hilal FC

Flamengo é o maior no mercado das Américas

Com 376 milhões de euros em transação de atletas, o Flamengo se mostrou ser o time mais forte das Américas no mercado da bola nos últimos cinco anos.

O Palmeiras vem na segunda posição (307 milhões de euros no total), à frente de Athletico-PR e São Paulo.

Com 143 milhões em receitas, o Alviverde é o clube não-europeu com maior superávit nas últimas cinco temporadas. No ranking mundial, o Palmeiras foi o 10º time que mais ganhou dinheiro no período.

O Bragantino foi a única equipe brasileira da lista a ter déficit desde 2019 (28 milhões no vermelho).

Na última década, o recordista de receitas foi o Furacão, com 177 milhões de euros em arrecadação.

Confira aqui o ranking completo.