Leclerc, vencedor da etapa anterior na Itália e pole nos últimos três anos em Baku, recuperou-se com uma volta tardia de 1min43s484 para liderar o segundo treino, depois de perder metade da primeira sessão quando bateu no muro.
Sergio Pérez, da Red Bull, duas vezes vencedor em Baku e o piloto com o melhor registro no circuito da cidade, foi apenas 0,006 mais lento.
O companheiro de equipe de Pérez e líder da Fórmula 1, Max Verstappen, foi o mais rápido na primeira sessão de treinos, interrompida três vezes, com uma volta de 1min45s546 na bandeira quadriculada, mas caiu para sexto na última sessão e reclamou de subviragem.
Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, terminou o dia como o terceiro mais rápido para a Mercedes, 0,066 abaixo do ritmo, depois de estabelecer o segundo melhor tempo no treino de abertura.
As bandeiras vermelhas foram acionadas no primeiro treino - primeiro para que um fiscal recolhesse os detritos e, depois, após acidentes separados envolvendo Leclerc e o estreante argentino Franco Colapinto, da Williams.
Leclerc foi parar no muro na curva 15, quando faltavam 33 minutos para o fim do treino, pois o monegasco estava muito rápido na curva e travou.
“Peguei a sujeira do lado de fora”, disse o vencedor do Grande Prêmio da Itália pelo rádio da equipe, com outras equipes também reclamando que o circuito de rua temporário estava sujo e com baixa aderência.
Colapinto também bateu nas barreiras, na curva 4, faltando 18 minutos para o fim da corrida, com a traseira dando uma volta e batendo no muro.
O argentino estava começando seu segundo fim de semana de corrida depois de substituir o americano Logan Sargeant até o fim da temporada.
A sessão foi retomada quando faltavam 11 minutos para o final e terminou com Verstappen mais rápido no final, já que a atualização do assoalho da equipe parecia estar valendo a pena, já que a Red Bull busca recuperar a forma do início da temporada.
Lando Norris, da McLaren, o maior rival de Verstappen pelo título, mas 62 pontos atrás do piloto holandês a oito rodadas do final, foi o quarto mais rápido no primeiro treino e o 17º no segundo, depois de parecer rápido, mas foi bloqueado por Pierre Gasly, da Alpine.
O adolescente britânico Oliver Bearman fez sua estreia na Haas como substituto do suspenso Kevin Magnussen, chegando em 11º lugar e 0,162 mais rápido que seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg no primeiro treino.
Bearman foi o 10º na segunda sessão, com Hulkenberg em oitavo.
Esteban Ocon, da Alpine, relatou uma perda de potência logo no início, e sua primeira sessão terminou mais cedo. O francês ficou em 19º na última sessão.