Jorge Martin, da Espanha, vence o Grande Prêmio de MotoGP no Japão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jorge Martin, da Espanha, vence o Grande Prêmio de MotoGP no Japão

Jorge Martin colou em Bagnaia na classificação
Jorge Martin colou em Bagnaia na classificaçãoAFP
O espanhol Jorge Martín venceu o Grande Prêmio do Japão de MotoGP neste domingo (1) para diminuir a diferença para o líder Francesco Bagnaia para três pontos em uma corrida interrompida pela chuva.

O piloto do momento, o "Martinator", largou na pole e já havia diminuído a diferença para Bagnaia no sábado, reduzindo a diferença entre os dois para apenas oito pontos.

Ele agora está na cola de Bagnaia, com 316 pontos contra 319 de Bagnaia, faltando seis corridas para o final. O espanhol Marc Marquez foi o terceiro colocado.

A corrida de 24 voltas começou sob um céu nublado e, quando a chuva se intensificou, os organizadores suspenderam a corrida quando faltavam 12 voltas para o final.

A chuva causou condições perigosas, com curvas escorregadias e água na pista, e muitos competidores trocaram seus pneus.

Jorge Martin diminuiu a diferença para Bagnaia
Jorge Martin diminuiu a diferença para BagnaiaAFP

Debaixo de chuva

Os organizadores tentaram reiniciar a corrida, mas rapidamente decidiram cancelá-la e os pilotos receberam todos os pontos com base em suas posições no momento da interrupção.

Martin disse que se sentiu muito confortável em sua moto, mesmo na chuva, mas ficou feliz por ter marcado os pontos e está pronto para a próxima corrida.

Corrida precisou ser finalizada antecipadamente
Corrida precisou ser finalizada antecipadamenteAFP

"Eu tinha me comprometido com um ótimo resultado hoje", disse Martin. "Eu me senti bem com a aderência e consegui ultrapassar todo mundo e abrir vantagem para vencer."

"Estou muito feliz. Felizmente, todos estão bem, mas foi muito perigoso segui-los", contou.

Bagnaia disse que achava que poderia ter ultrapassado Martin, mas ainda assim parecia satisfeito com seu resultado.

Martin comemora vitória no Japão
Martin comemora vitória no JapãoAFP

"Estou feliz porque é a primeira vez que estou no pódio em uma pista molhada, então estou feliz", disse ele.

"Jorge ganhou mais alguns pontos, mas estou muito feliz", disse ele. "Infelizmente, tivemos a chance de vencer. Mas estou feliz com a posição", acrescentou.

Marquez, seis vezes campeão com a Honda, marcou seu primeiro pódio do ano no Japão, a casa de seu fabricante.

Pista molhada deu trabalho para pilotos e organização da prova
Pista molhada deu trabalho para pilotos e organização da provaAFP

Ele largou da terceira fila, mas à medida que os outros pilotos foram se abrindo, ele abriu espaço para chegar ao pódio.

"Gostei muito. No início da corrida eu estava muito calmo, só tentei ficar de olho nos pneus", contou Márquez. "Quando vi que havia água na pista, comecei a atacar e aumentei a velocidade passo a passo", disse ele.

Martin confirma uma sequência, pois no último fim de semana ele já havia reduzido a diferença para Bagnaia na Índia para 13 pontos. Nessa corrida em Greater Noida, o italiano caiu no chão quando estava em segundo lugar.

Bagnaia e Marc Marquez completaram o pódio
Bagnaia e Marc Marquez completaram o pódioAFP