Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Verstappen domina 1° treino em Suzuka em dia de muita chuva no circuito japonês

Verstappen não precisou forçar para sair na frente no Japão
Verstappen não precisou forçar para sair na frente no JapãoAFP
O tricampeão mundial Max Verstappen (Red Bull) dominou, nesta sexta-feira (5), o primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão, a quarta etapa da temporada de Fórmula 1, no final de um dia que foi interrompido pela chuva no circuito de Suzuka.

Verstappen parecia confortável na rápida pista japonesa, onde venceu nas duas últimas temporadas, e confirmou seu status de favorito para o GP de domingo.

Ele dominou a primeira sessão de treinos no meio do dia sem forçar, mas preferiu ficar na garagem quando a segunda sessão foi cancelada pela chuva, com temperaturas que não ultrapassavam 13ºC no ar e 18ºC no asfalto.

"Foi um bom primeiro dia, me senti confortável com o carro. Ainda há pequenas coisas para testar e checar, mas no geral está tudo bem. É uma pena que eu não tenha podido correr na segunda sessão de testes, mas não dá para mudar o tempo. Tenho a impressão de que a diferença para o pelotão de perseguição diminuiu, mas Suzuka é um bom circuito para a equipe, então estamos confiantes para este fim de semana", disse Verstappen.

O holandês superou o companheiro de equipe mexicano Sergio Pérez e o vencedor de Melbourne, Carlos Sainz (Ferrari), por 181 e 213 milésimos de segundo, respectivamente.

Com Charles Leclerc, de Mônaco, em sexto, logo atrás das duas Mercedes dos britânicos George Russell e Lewis Hamilton, a Ferrari confirmou que, em princípio, será a grande rival da Red Bull neste fim de semana.

"Não foi o dia ideal porque não pudemos trabalhar na segunda sessão de treinos. Eu estava bastante confortável na primeira sessão e estava ansioso para continuar o trabalho na segunda. Mas foi semelhante para todos", comentou Sainz.

Verstappen preferiu ficar no boxes quando segunda sessão foi cancelada pela chuva
Verstappen preferiu ficar no boxes quando segunda sessão foi cancelada pela chuvaAFP

Alonso em sétimo

O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) fez o sétimo tempo, enquanto os carros da McLaren foram mais discretos, em oitavo e décimo.

"Estamos no lugar certo e estou confiante de que podemos progredir até a classificação, onde pretendemos obter uma boa posição", explicou o britânico Lando Norris.

A primeira sessão de treinos foi encurtada em 10 minutos devido a uma bandeira vermelha após o acidente de alta velocidade de Logan Sargeant. O americano danificou sua Williams ao colidir com uma barreira de pneus e foi excluído da segunda sessão porque seu carro não foi consertado a tempo.

Há duas semanas, em Melbourne, o americano teve que passar o volante para seu companheiro de equipe tailandês Alex Albon, que havia batido o carro, pois sua equipe não tinha chassi reserva.

Fora da corrida, Sargeant assistiu à classificação e à corrida na garagem da Williams, depois que a direção optou por favorecer Albon, considerado mais capaz de marcar pontos para a equipe.