Índia receberá corrida da MotoGP em 2023

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Índia receberá corrida da MotoGP em 2023

Atualizada
A corrida está programada para acontecer no Circuito Internacional de Buddh, em Uttar Pradesh, ao sul de Nova Délhi
A corrida está programada para acontecer no Circuito Internacional de Buddh, em Uttar Pradesh, ao sul de Nova DélhiProfimedia
A Índia sediará uma etapa da MotoGP pela primeira vez a partir de 2023, confirmaram os organizadores nesta sexta-feira (30), em uma tentativa de expandir o esporte por um novo território.

A corrida está programada para acontecer no Circuito Internacional de Buddh, em Uttar Pradesh, ao sul de Nova Délhi, de 22 a 24 de setembro do próximo ano.

A pista já foi palco da Fórmula 1, sediando três GPs de F1 entre 2011 e 2013.

"Temos muitos fãs na Índia e estamos empolgados por poder trazer o esporte para eles", disse Carmelo Ezpeleta, executivo-chefe da Dorna, organizadora e promotora da MotoGP, em comunicado.

“A Índia também é um mercado chave para a indústria de motocicletas e, portanto, por extensão, para a MotoGP como o auge do mundo das duas rodas”.

Com sua população de 1,4 bilhão de pessoas e mais de 200 milhões de motocicletas, as autoridades indianas esperam que o evento possa trazer um boom de investimentos estrangeiros.

O ministro do Esporte, Anurag Thakur, saudou o anúncio como um dia histórico para o setor esportivo de seu país.

Yogi Adityanath, ministro-chefe de Uttar Pradesh, acrescentou: “É uma questão de grande orgulho para Uttar Pradesh sediar um evento tão global”.

A inclusão da Índia recebeu a aprovação dos melhores pilotos.

"Acho que o circuito é muito bonito e rápido", disse o atual campeão mundial de MotoGP, Fabio Quartararo, da França, a repórteres após os treinos livres em Buriram, na Tailândia.

"Pode ser um bom circuito para nós. Gosto do traçado."

Isso ocorre dias depois que a Dorna anunciou que o Cazaquistão também estará no calendário da MotoGP, de 7 a 9 de julho de 2023.

No próximo ano, a MotoGP contará com duas corridas - um sprint no sábado e o GP no domingo.

Enfrentando uma queda no público em alguns GPs da Europa, a MotoGP busca se recuperar expandindo sua audiência global.

A MotoGP já tem corridas na Ásia na Indonésia, Japão, Tailândia e Malásia.

No início deste mês, a Dorna assinou um memorando de entendimento com a Arábia Saudita para em breve sediar uma das etapas do campeonato mundial, sem especificar uma data ou circuito.

O calendário provisório de 21 corridas para 2023 foi divulgado nesta sexta-feira (30), com a ação programada para começar com o GP de Portugal de 24 a 26 de março e a corrida de fim de temporada em Valência, de 24 a 26 de novembro.

Enquanto isso, o francês Johann Zarco foi o mais rápido em condições inesperadamente secas para as primeiras sessões de treinos livres no Grande Prêmio da Tailândia, superando o candidato ao título mundial Francesco Bagnaia.

Quartararo lidera a classificação do campeonato com 219 pontos, com o italiano Bagnaia atrás com 18 pontos.