Judô: Larissa Pimenta fatura o ouro no GP da Áustria e fica mais perto de vaga em Paris 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judô: Larissa Pimenta fatura o ouro no GP da Áustria e fica mais perto de vaga em Paris 2024

Larissa tirou proveito da ausência de algumas das principais concorrentes para levar o ouro
Larissa tirou proveito da ausência de algumas das principais concorrentes para levar o ouroEmanuele Di Feliciantonio/IJF
A judoca brasileira Larissa Pimenta (52kg) conquistou, nesta sexta-feira (8), a medalha de ouro no Grand Prix de Linz, na Áustria. Ela venceu a suíça Binta Ndiaye, na grande decisão, contando com um belo ippon para definir seu triunfo.

Larissa tirou proveito da ausência de algumas das principais concorrentes para levar o ouro e somar importantes pontos que a deixam mais perto da Olimpíada de Paris. 

Ela venceu as cinco lutas que disputou para seguir firme no objetivo de não somente estar nos Jogos, como de ser uma das cabeças-de-chave do torneio. Na final, ela conseguiu se desvincilhar de uma imobilização para superar sua adversária. 

Essa foi a terceira medalha de Pimenta em etapas de Grand Prix, sendo a primeira de ouro.

“Quero agradecer a todas as pessoas que fazem parte disso. Fico muito feliz, acho que foi num momento muito especial, numa semana muito especial. Hoje é Dia das Mulheres e essa foi a primeira medalha do judô feminino no ano olímpico.

"É muito importante para minha jornada, eu lutei para conquistar isso e estou dando a volta por cima comigo mesma. Espero dar ainda mais orgulho para toda nação brasileira, minha família e eu mesma”, comemorou. 

Punição de concorrente e mais brazucas no tatame

Na luta que garantiu vaga na decisão, Larissa venceu a também brasileira Jéssica Pereira, que ficou muito perto da medalha de bronze. Pereira aplicou um ippon na holandesa Naomi Van Krevel, mas foi desclassificada por apoiar a cabeça no tatame durante a projeção para o golpe, e terminou na quinta posição.

Ainda neste sábado, Amanda Lima (-48kg) terminou em sétimo lugar e Natasha Ferreira, na mesma categoria, ficou nas oitavas de final, mesmo resultado de Jéssica Lima (-57kg).

No masculino, Henrique Gusmão e Michel Augusto (ambos na categoria -60kg), caíram em suas respectivas estreias. 

Neste sábado (9), mais sete brasileiros estreiam no Grand Prix da Áustria: Daniel Cargnin (-73kg), Vinícius Ardina (-73kg). Ketleyn Quadros (-63kg), Nauana Silva (-63kg), Guilherme Schimidt (-81kg), Ellen Froner (-70kg) e Luana Carvalho (-70kg). As preliminares começam a partir das 6h30 (horário de Brasília), com finais às 13h.

A transmissão ao vivo acontece pela Judo TV (preliminares) e Canal Olímpico do Brasil, além da NSports e SporTV (finais).

Os 17 primeiros colocados no ranking de cada categoria asseguram vaga em Paris 2024, com cada país tendo o limite de um atleta por categoria.