Judô: Mayra Aguiar faz história e conquista Grand Slam de Tóquio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judô: Mayra Aguiar faz história e conquista Grand Slam de Tóquio

Medalha de Mayra faz o Brasil ter a melhor campanha da história do GS de Tóquio
Medalha de Mayra faz o Brasil ter a melhor campanha da história do GS de TóquioIJF
A judoca brasileira Mayra Aguiar (78kg) conquistou, neste domingo (3), o Grand Slam de Tóquio. Este foi o primeiro título da história de uma brasileira na competição. Na decisão, Mayra superou Inbar Lanir, de Israel.

No masculino, somente Sergio Pessoa, em 1986, tinha este resultado na carreira. 

A medalha de Mayra faz o Brasil ter a melhor campanha da história desta competição. No sábado, o país já tinha faturado a medalha de prata com Jéssica Lima

O Brasil terminou o torneio em quarto lugar no quadro de medalhas. O Japão liderou com folga, seguido pelos russos e bielorrussos que lutaram sob bandeira neutra. A Coreia do Sul ficou em terceiro.  

Mayra se tornou a única brasileira campeã dos dois Grand Slams mais prestigiados do planeta dentro da modalidade. Antes da conquista deste domingo, ela tinha o título de Paris em duas oportunidades. 

No caminho do ouro, Mayra superou atletas da casa. A primeira vítima foi Mizuki Sugimura. Diante de Mami Umeki, dona de três medalhas mundiais, Mayra venceu em impressionantes sete segundos. 

Decisão acertada

Na decisão, Mayra superou Inbar Lanir, que conquistou o ouro no Mundial de Doha e no World Masters deste ano. A brasileira preferiu focar em poucas competições na temporada, terminando o ano também com o título pan-americano e o bronze no Grand Slam de Baku, em setembro.

Outros resultados

Ainda neste domingo, Larissa Pimenta (52kg) terminou na quinta colocação e Willian Lima (66kg) fechou em sétimo lugar após derrota nas quartas de final. 

Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Jéssica Pereira (52kg) estrearam com vitórias, mas não chegaram às quartas-de-final. Michel Augusto (60kg) caiu na estreia para o vice-campeão olímpico, Yeldos Smetov, do Cazaquistão. 

A seleção brasileira seguirá por mais algumas semanas treinando no Japão até a pausa de fim de ano.