Mayra Aguiar vence chinesa e é tricampeã mundial de judô

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mayra Aguiar vence chinesa e é tricampeã mundial de judô

Atualizada
Mayra Aguiar é três vezes campeã mundial e três vezes medalhista olímpica
Mayra Aguiar é três vezes campeã mundial e três vezes medalhista olímpicaKirill Kudryavtsev/AFP
A judoca brasileira Mayra Aguiar conquistou o ouro na categoria até 78 kg no Mundial de Judô em Tashkent, no Uzbequistão, ao vencer a chinesa Zhenzao Ma na final, nesta terça-feira (11). Essa é a sétima medalha individual em campeonatos mundiais de Mayra, que já venceu três de ouro (2014, 2017 e 2022), uma de prata (2010) e três de bronze (2011, 2013 e 2019).

Com a conquista, Mayra Aguiar também se torna a primeira judoca brasileira, seja no masculino ou no feminino, a ser tricampeã mundial. Até hoje, só tínhamos dois bicampeões: João Derly (2005 e 2007) e Rafaela Silva (2013 e 2022).

A brasileira foi passando com facilidade pela chave durante a madrugada brasileira, na manhã/tarde do Uzbequistão. Na primeira luta, contra a croata Petrunjela Pavic, venceu por punições da adversária. Em seguida, luta contra a cazaque Aruna Jangeldina e vitória por ippon.

Nas quartas de final, o grande desafio, Mayra Aguiar enfrentou simplesmente a atual campeã olímpica e campeã mundial em 2018, a japonesa Shori Hamada. A brasileira, com muita contundência, aplicou um golpe no meio da luta e conseguiu o ippon.

A jovem alemã Alina Boehm foi a adversária na semifinal e também não foi páreo para a três vezes medalhista olímpica. Faltando três minutos e 50 segundos para o fim da luta, Mayra conseguiu um waza-ari que lhe garantiu a vitória.

Na disputa do ouro, a brasileira novamente começou com muita intensidade, conseguindo um waza-ari com menos de 20 segundos de luta. Depois da pontuação, ela administrou a luta até conquistar seu terceiro ouro em campeonatos mundiais.

Rafael Buzacarini cai nas oitavas na categoria até 100 kg

O judoca brasileiro Rafael Buzacarini foi eliminado na segunda luta na categoria até 100 kg na madrugada desta terça-feira (11). Ele estreou bem, vencendo o cazaque Islam Bozbayev mas, em seguida, não conseguiu superar o holandês Michael Korrel e se despediu do Mundial.